o que é coil

Afinal de contas: O que é coil? Um Guia Prático!

Há muita terminologia para aprender quando você começar a vaporar, o que pode trazer certa confusão, principalmente quando há várias palavras para a mesma coisa.

Além de tudo, existem diversas marcas de produtos com muita variedade, são juice vape, atomizadores, baterias para vape e o coração do seu vape, as coils.

Afinal de contas, O que é coil? Qual coil usar? Qual a melhor coil para sabor? Essas e outras respostas úteis estarão aqui explicadas de forma simples e rápida. Confira!

O que é coil?

A coil é uma das partes fundamentais para o uso do seu vape, a sua função é aquecer o juice vape e transformá-lo em vapor para que você possa inalar. Mas como isso acontece?

  • O material de absorção é o algodão que você pode ver dentro da sua coil, absorve o líquido que está contido no seu tanque quando você enche de e-liquid.
  • O fio em sua coil (uma pequena espiral de metal que pode ser visto em volta do algodão) é aquecido através da energia da bateria vape, que por sua vez começa a vaporizar o líquido absorvido pelo algodão.
  • Após o clique no botão de gatilho você começa a esquentar a sua coil, consequentemente esquentando o algodão.
  • À medida que você traga através da sucção na drip tip, o vapor passa pela chaminé do atomizador, partindo em seguida para sua boca e para os pulmões.

Embora exista uma quantidade gigantesca de aparelhos vape disponíveis, todas as coils servem para a mesma finalidade. O que pode diferir será a quantidade de vapor e sabor, dependendo também de outros fatores, como a quantidade de algodão contido na coil.

Do que são feitas as coils?

Uma coil pode ser feita em diversos números de materiais. Cada marca trabalha com um modelo diferente, podendo vir prontas, no caso da coil head ou podendo ter sido criada para build, no caso das coils claptons, por exemplo.

Veja abaixo, alguns materiais utilizados para produção das coils que utilizados no vape.

Kanthal

Este é o tipo de fio para coil mais comum, mas saiba que este é um nome meramente comercial. 

Esta coil possui uma liga de três materiais diferentes e funciona de forma bacana como coil vape.

A menos que venha especificado, em sua maioria sua coil será feita de Kanthal ou Nichrome.

Fio de Kanthal são mais populares por alguns motivos. É consistente, consome a bateria de forma equilibrada e possui diferentes tamanhos.

Você não precisa de nenhum recurso ou configuração especial para usar uma coil de Kanthal.

Nicromo

Este material é muito parecido com o Kanthal, mas é composto por dois metais ao invés de três.

O fio de Nicromo é mais fino, por isso aquece mais rápido, encontrados em coil sub-ohm (coil head) com mais frequência.

Stainless Steel ou SS

Sim, o aço inoxidável é usado no mundo do vapor para produção de coils.

Podendo ser utilizado em modos próprios escolhidos nas configurações do seu dispositivo vape ou no modo de controle de temperatura tradicional. Este material aquece rapidamente e é excelente.

Titânio

O fio de titátio é fino, muito fácil de trabalhar e só pode ser usado na função do seu vape em modo de controle de temperatura próprio.

Ele não funcionará bem em modos de controle de potência direta. Portanto, caso você se depare com a sigla Ti, ou algo próximo disto e não gosta de usar modo de controle de temperatura, evite essas coils.

Nickel

Nickel é um tipo de fio para coil que apenas pode ser usado em modo de controle de temperatura, não funcionando em modos de potência. É feito por apenas um composto.

Leia também: O que é uma bobina para vape?

Qual coil usar?

qual coil usar Agora que já conhecemos os diferentes tipos de materiais de coil, vamos conhecer os tipos de coil que podem ser criados através destes materiais.

Cada tipo oferece uma variação na sua experiência de uso e isso pode ajudá-lo a saber qual coil usar.

Vertical Coil ou Coil Sub-ohm

A coil sub-ohm ou coil vertical são muito populares, elas são encontradas na maioria dos dispositivos, quando se compra um kit vape completo, já com atomizador.

Esta coil possui um envoltório singular de fio, em forma de coil que inicia na parte inferior, indo até o topo do invólucro de metal. A intenção é que o ar se mova por dentro do fio da coil.

Dual Coil

A dual coil é praticamente a mesma coisa da coil sub-ohm, a diferença é que em seu núcleo ela possui dois envoltórios de fio de coil, geralmente um ao lado do outro. Isso possibilita a produção de um vapor mair, pois existe duas coils trabalhando ali.

Triple Coil

Temos mais uma vez outro tipo de coil sub-ohm, mas agora com três núcleos. Conseguindo atingir uma área maior de superfície, trazendo ainda mais vapor do que as dual coil.

Multiple Coils

Em termos simples, este tipo de coil significa que temos mais de três núcleos de coil em uma coil sub-ohm. Exatamente, existem várias coils. Sua área de superfície é enorme, elas foram criadas especificamente para o tipo de juice freebase, trazendo enormes nuvens de vapor.

Twisted Coil

As twisted coils possui vários fios de arame, enrolados um no outro ou trançados um ao outro, sendo depois transformados em uma única coil.

Isso é muito vantajoso quando se trata de sabor, pois você terá uma excelente superfície de contato aqui.

Coil Mesh

Uma das coils mais famosas do mercado é a coil mesh, por isso ela merce uma atenção a mais em breve neste artigo, falaremos mais detalhes sobre elas logo em seguida.

Elas são feitas de arame, mas nem em formato espiral, elas são literalmente um pedaço de malha de aço com pequenos orifícios. Ótimo sabor e vapor.

Net Coil

Uma variação das coils mesh, são muito parecidas, mas com furos maiores, lembrando uma “rede de pesca”. Mais uma vez, área de superfície maciça e ótimo sabor e vapor.

O que é Coil Mesh?

o que é coil mesh As coil mesh possui uma área de superfície maciça, conseguindo entregar um excelente vapor e sabor, sendo muito procurados pelos vapers iniciais e experientes.

O vapor da coil mesh é mais frio, ideal para uso de juices frutados e juices frutados com ice, mas tem quem goste de usar sobremesas e atabacados.

A coil mesh pode ser encontrada tanto para build (quando você pega a malha da coil, põe o algodão e prepara dentro de um atomizador rebuildável), quanto em coils sub-ohm tank (aquelas que já vêm prontas de fábrica, basta encaixar ou enroscar no atomizador e utilizar).

Qual a melhor coil para sabor?

Essa pergunta é extremamente relativa, isso vai depender de que tipo de vapor você gosta, da quantidade de vapor que você deseja, da potência que você gosta de usar, do tipo de juice vape que você gosta e de outros fatores.

Quem gosta de fazer suas próprias builds (ato de juntar a coil no deck do atomizador, juntamente com o algodão, um processo feito por usuários mais experientes), podem preferir coils claptons, pois possuem um vapor mais quente.

Alguns vapers antigos, em sua grande maioria são “preconceituosos” com o uso de coil mesh, assim como outros hoje preferem usar este tipo de coil.

Para ser bem sincero, depois de anos de vapor eu continuo preferindo as coils claptons, principalmente para os tipos de sabor que eu mais uso: atabacados e sobremesas. qual a melhor coil para sabor É importante eu confessar que ultimamente tenho usado também as coils mesh, pois também uso como “tira gosto”, os juices frutados com ice, mas não são minha preferência.

Resumindo o que eu gostaria de ter escutado quando inicie: use vários tipos de atomizadores diferentes, teste atomizadores single coil clapton, use atomizadores dual coil clapton, use atomizadores de coil mesh, utilize atomizadores RDAs, atomizadores RTAs e sinta a sua própria preferência.

Nada na vida deve ser escolhido com base somente em dicas, mas sim com a sua própria experiência, essa é a verdade sobre isso meu amigo.

Calibres de fio para coil

Uma característica básica dos fios para coil é o seu diâmetro. Esse detalhe é mostrado como um valor numérico, identificando essencialmente a espessura da coil, conhecido como “gauge” dos fios.

Quanto maior o valor mais fino será o fio da coil. Um bom exemplo é o fio de calibre 24, ele é mais fino do que um fio de calibre 22, assim como o fio de 22 é mais grosso do que um calibre 26, por que isso é importante?

Isso tem tudo haver com resistência elétrica. À medica que o diâmetro do fio da coil aumenta, a resistência diminui.

Uma coil feita com calibre de fio 34 terá uma resistência muito maior do que um fio de calibre 22.

Uma resistência baixa, possui pouca resistência à eletricidade que você está passando quando pressiona o botão de fire para vaporar.

Desta forma ficará mais quente, de forma mais rápida. Portanto, você obterá mais calor, mais e-liquid é vaporizado de forma mais rápida.

Obtendo assim mais produção de vapor. Por outro lado, se você tiver uma coil de resistência mais alta, conforme você pressiona o botão, ela aquece mais lentamente e resiste à energia, então você vaporiza menos e-líquido e produz menos vapor.

Coil vape para diferentes atomizadores

Existem diversos atomizadores diferentes no mercado, o que pode complicar a sua escolha para aquisição, conheça os tipos de vaporização abaixo:

  • Atomizadores MTL: vindo do termo Mouth To Lung (da boca para os pulmões) as coils usadas neste tipos de atomizadores possuem ohm mais altos, por isso eles soltam menos vapor e possuem menos sabor, indicados para exusuários de cigarro ou para usuários vape que querem uma quantidade maior de nicotina nic salt. Mas não necessáriamente sejam somente para este público, algumas pessoas preferem a sensação de vapor que eles transmitem e usam juices com pouca nicotina.
  • Atomizadores DL: vindo do termo Direct To Lung (direto para os pulmões) são atomizadores que normalmente precisam de mais tecnologia, tendo em vista que sua produção de vapor e sabor são maiores. Ideal para quem procura um sabor diferenciado e usa menor teor de nicotina freebase.

Veja também: Qual Vape Comprar?! Clique e confira!

Quanto tempo dura uma coil vape?

quanto tempo dura uma coil vape Uma coil possui durabilidade média de uma a duas semanas. Saiba que este é um exemplo de vida útil média, pois as coils dependem de alguns fatores para durarem menos ou mais, como o tipo de juice que você usa, a potência utilizada, o tipo de coil e outros.

Você pode está lendo isto e ficar frustado, pois alguns vapers usam suas coils por 1 ou 2 dias, até precisarem trocá-las, outros conseguem passar semanas com uma única coil. Mas como mencionado anteriormente, existem fatores que influenciam na vida útil das coils, mas fique tranquilo vamos ver detalhes sobre isso em seguida para você conseguir prolongar a vida útil de suas coils.

Juice Vape

Quando você vaporiza seu juice predileto, ele deixa uma marca na sua coil à medida que é vaporizado, isso é completamente normal.

Se você está usando um juice com alto teor de adoçante ou açúcar, como normalmente encontrados em sabores de sobremesa, então esse açúcar ou adoçante carameliza a sua coil e o algodão vape.

Com um certo tempo você verá sua coil com um fio escuro, assim como partes do seu algdão com essa sujeira. Mas saiba que isso não só acontece com juices de sobremesa, juices atabacados e frutados também podem desencadear uma aceleração de queima da coil.

Muitos vapers buildam seus atomizadores, no intuito de trocarem com grande frequência o algodão e limpam as coils através do esquentamento, evitando prejuízos financeiros e conseguindo obter o máximo de sabor o tempo todo.

Caso você escolha juices mais limpos, como por exemplo os juice de menthol ou menta, você terá uma durabilidade maior das suas coils, mas não fique preso a sabores, troque de atomizador, isso será mais vantajoso se você gosta de sabores diferentes.

Potência Utilizada

Se você é do tipo vaper que usa altas potências, saiba que sua coil será colocada ao limite e isso fará ela durar menos, principalmente se estiver acima do nível indicado pela marca.

Saiba que as potências mais baixas do que o indicado também gastarão suas coils mais rapidamente, por isso, siga a dica da marca ou caso seja uma coil artesanal, use a potência indicada de acordo com o ohm da sua coil.

Preparação Correta

Ao utilizar pela primeira vez uma coil obviamente nova, você precisa prepará-la adequadamente antes de dar a primeira vaporada.

Sem um processo inicial adequado você terá uma vida útil menor em suas coils. A preparação envolve garantir que o algodão da sua coil esteja saturado com juice de forma adequada antes de vaporar.

Para deixar a sua coil pronta, basta colocar liquido o suficiente para molhar o algodão, espere ele absorver o juice e coloque sua coil erroscando-a no tanque.

Depois, basta encher o tanque de juice, você verá algumas bolhidas de ar, isso significa que o algodão está terminando de absorver o juice vape.

Espere por pelo menos 5 minutos e agora a sua coil está pronta para utilização. Com esta etapa prontamente preparada você evitará desgastes na sua coil, fazendo com que ela tenha a sua função normal de uso, tendo sua vida útil máxima.

Caso esse processo não seja respeitado sua coil durará menos e o prejuízo baterá em sua porta mais rapidamente.

Quando trocar a coil?

Sua coil exibirá alguns sintomas quando precisar ser trocada e, quando você aprender a indentificar isso, poderá garantir uma experiência superior na sua vaporização em todos os momentos.

  1. Menos vapor: um dia você tem grandes nuvens de vapor, densas e volumosas, no outro você tem uma diminuição considerável. Este é um sinal infalível de que você precisa trocar a sua coil.
  2. Menos sabor: se você começar a sentir menos sabor do seu juice vape predileto, talvez seja o momento de troca da sua coil. Isso acontece porque à medica que seu algodão e suas coils se desgastam, a superfície de contato limpo diminui e acaba gerando menos sabor.
  3. Mudança de sabor: falamos anteriormente sobre a diminuição de sabor, mas se o sabor do juice que está sendo utilizado diminuir, este é um sinal indicando que talvez você precisa trocar a sua coil.
  4. Gosto de queimado: nada é mais óbvio para mudar a coil se não o gosto de queimado, caso sinta, mude-a.
  5. Um som borbulhante diferente: quando você escutar o som borbulhante da sua coil começar a mudar, isso pode indicar que seu algodão e coil estão gastos, isso também pode acontecer quando há um acúmulo de juice na sua coil, impedindo que você vaporize de forma correta.
  6. Vazamento constante: uma ourta indicação que talvez esteja na hora de mudar a sua coil é o vazamento, este anda quase que de mãos dadas com o som borbulhante diferente que falamos anteriormente.

Aprendeu o que é coil? Adquira as melhores e mais duráveis na Beetle Juices!

Agora que você já sabe mais informações sobre o que é coil e como usá-las corretamente, que tal conhecer a linha completa na Beetle Juices?

Nosso site conta com diversos modelos de coil vape para você experimentar! Acesse e confira.

E se você quiser ler mais sobre o mundo do mundo vape, acompanhe o Blog da Beetle Juices.

Sem comentários

Deixe um comentário

No apps configured. Please contact your administrator.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Estamos usando cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade
InicialCategoriasConta
Pesquisar