O que é vape? Saiba o que é e como funciona o cigarro eletrônico

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é vape e, por isso, é importante compreender esse universo um pouco complexo, principalmente para os novatos nessa prática. De forma simples, é uma alternativa moderna e menos nociva de fumar (no caso do vape, vapor).

Posto isso, uma das maiores indagações é sobre o seu funcionamento, para que serve e qual exatamente é a sua função. Muitas informações encontradas na internet são falhas e demonstram o quanto a desinformação prejudica o público dos usuários de vape.

Algumas chegam a ser enganosas ao ponto de dizer que o cigarro eletrônico é potencialmente mais prejudicial que o cigarro convencional.

Sendo assim, a Beetle Juices preparou este artigo exclusivo para que você saiba o que é vape e como essa opção pode ser vantajosa para quem deseja largar o cigarro. Boa leitura!

Afinal, o que é vape?

O vape – ou cigarro eletrônico – é um dispositivo que produz vapor a partir de um líquido (juice) aromatizado ou não. Ele pode ser classificado como vaporizador tradicional ou pod system.

Ressaltamos que vape é diferente de vaper, pois aquele se trata dos aparelhos utilizados para vaporizar, ao passo que este se refere ao praticante do vapor. Enfim, o vape vem ganhando muita força nos últimos anos e atrai, a cada dia, mais adeptos para seu uso.

sabores cigarro eletronico o que e vape

Ele provoca uma sensação agradável ao vaporar, já que, além de não haver processo de queima, como nos cigarros comuns, oferece um sabor e aroma atraentes.

Em algumas situações, essa sensação é influenciada pela nicotina que é usada em alguns. Mas é claro que há vários líquidos que não contam com essa substância, o que torna a prática ainda mais segura.

Além do mais, ao entender o que é vape, você verá que há diversos estilos de aparelhos, formatos, tamanhos, funções entre outros.

Então, fique tranquilo que vamos te explicar corretamente o que é cada um deles.

Como o vape funciona?

Ao entender o que é vape, você vai perceber que ele trabalha como uma espécie de “simulador” de cigarros. Contudo, é uma opção muito mais segura para a saúde humana.

O cigarro comum funciona por meio do processo de combustão, o que libera gases como co2, além de milhares outras substâncias tóxicas. O vape é diferente, uma vez que não ocorre a queima.

Posto isso, no vape, o líquido passa por um algodão específico, que se encontra em uma coil (resistência). Quando ela esquenta, o juice entra em estado gasoso e, assim, inicia-se o processo de vaporização.

Como não há combustão no vape, ele não libera co2. Além disso, o líquido contém basicamente poucos componentes. Ele é feito a partir de propileno glicol, glicerina vegetal, essência saborizada (geralmente diluída em propilenoglicol) e, em alguns casos, nicotina.

O vape é indicado para quem?

A maioria das pessoas que sabem o que é vape entendem que sua proposta inicial foi para substituir o uso do cigarro convencional. Isso pelo fato de que, quem é fumante sabe como é difícil largar esse vício e que o hábito de tragar influencia bastante.

mulher cigarro eletronico o que e vape

Assim, o cigarro eletrônico é indicado para essas pessoas. Ou seja, aquelas que não conseguem deixar o tabagismo, mas optam pela prática do vape por ser muito menos prejudicial.

Existem várias pesquisas que apontam o vape como um produto muito menos nocivo que o cigarro. Uma delas se encontra no site Taylor & Francis online, que realizou estudos sobre o tema e concluiu que essa prática prejudica muito menos do que o tabagismo convencional.

Qual a anatomia do vape?

Agora que você já sabe o que é vape e como é seu funcionamento, vamos entender como se constitui as partes do vaporizador. Veja, a seguir.

Atomizador

O atomizador é a parte do vape responsável por transformar o líquido em vapor. Normalmente, essa peça é constituída pelos seguintes itens:

  • Tanque;
  • Tubo de vidro (com exceção dos modelos RDA);
  • Coil (resistência ou bobina);
  • Drip Tip (parte que se coloca a boca);
  • Algodão.

Esse acessório conta com vários modelos no mercado e os mais comuns são RTA, RDA, RTDA, RBA e Squonks.

Mod

Essa parte é responsável por transmitir os comandos para o atomizador e conta com um conjunto de baterias, sejam removíveis ou não. Entre os modelos existentes no mercado, temos:

  • Mods reguláveis: aqueles que contam com maior proteção quanto à segurança e apresentam ajustes de potência e temperatura;
  • Semimecânicos: não oferecem opções de ajustes, mas têm proteção de segurança;
  • Mecânicos: não há possibilidade de ajustes e não contam com placas controladoras.

Bateria

A bateria é utilizada como principal fonte energética em um vape. Em certos aparelhos, elas podem ser internas (insubstituíveis) ou externas (substituíveis). No entanto, ambos os modelos são recarregáveis.

O número de mAh (miliampere/hora) controla o tempo de duração do seu vaporizador. Ou seja, quanto maior for esse número, melhor será o tempo médio de duração das baterias.

Coil

A coil é uma parte muito importante e se encontra no atomizador. É um acessório metálico que transporta calor para o algodão, fazendo com que o juice se transforme em vapor.

Esse complemento impacta diretamente na sua experiência com o vapor. Isso porque ela oferece opções e modelos variados, de acordo com o seu gosto.

Assim como o algodão, essa parte precisa ser trocada de tempos em tempos. Ou seja, ela tem um ciclo de vida definido, já que perde a sua eficácia com o uso. 

Você saberá exatamente o momento quando sentir um gosto de queimado ao inalar o vapor. Dessa forma, vai perceber que é necessário trocar a coil ou, na maioria dos casos, apenas o algodão (com exceção dos modelos não reutilizáveis).

Aprendeu o que é vape? Encontre os melhores na Beetle Juices

Agora que você já sabe mais informações sobre o que é vape e como usá-lo, que tal conhecer a linha completa da Beetle Juices?

Nosso site conta com vários modelos de vape para você experimentar! Acesse e confira. E se você quiser ler mais sobre o mundo do mercado vape, acompanhe o Blog da Beetle Juices.

Sem comentários

Deixe um comentário

No apps configured. Please contact your administrator.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Estamos usando cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade
InicialCategoriasConta
Pesquisar