Queda de tensão em aparelho vape

A utilização de um aparelho vape é bem segura e proporciona momentos de bem-estar, desde que o usuário tenha cuidado com a corrente elétrica que está alimentando seu cigarro eletrônico.

Como todas as outras coisas que utilizam eletricidade, há um risco real de acidentes quando não se tem cuidado suficiente com a segurança.

Para se proteger ainda mais, é importante saber mais sobre a queda de tensão, ou seja, o que ela representa, o que ela pode fazer com o seu cigarro eletrônico e até mesmo quais são os riscos para a integridade do usuário.

Com alguns cálculos simples, quem usa um aparelho vape descobre rapidamente como está a tensão do cigarro eletrônico e se ele está funcionando devidamente.

O que significa queda de tensão em aparelho vape?

Para que o aparelho vape permita a vaporização, existe um complexo circuito em seu interior e o seu objetivo é processar a tensão elétrica e levá-la até a bobina e os seus componentes. Dessa maneira, é possível realizar a tragada, sentindo o odor e até leve saborização da essência.

Se esse sistema elétrico tem o funcionamento alterado, a vaporização pode ficar prejudicada, assim como o aproveitamento da essência. Normalmente, essa alteração ocorre quando a tensão cai e existe uma diferença entre a voltagem acionada pelo usuário e o recebimento nas bobinas e demais componentes.

Para compreender mais da queda de tensão no aparelho vape, é só fazer uma comparação com a queda de energia elétrica em qualquer luz. Por causa de mudanças relatadas no circuito, a lâmpada recebe menos eletricidade e começa a falhar, apagando-se. Quando ocorrem quedas de tensão repetidas, o risco de a lâmpada e de os eletrodomésticos queimarem é bem grande.

A mesma coisa acontece em um aparelho vape: cada vez que o circuito danificado é acionado, menos energia ele recebe e, com o tempo, isso pode fazer com que o cigarro eletrônico entre em curto e machuque o seu usuário.

Como identificar a queda de tensão no aparelho vape

Cada aparelho vape traz as suas informações de tensão elétrica na embalagem e no seu manual de instruções. Por isso, é necessário ler essas informações com cuidado para descobrir como são as condições normais e seguras do produto.

A partir de então, dá para saber se há variações no circuito elétrico que possam representar perigo.

Para essas confirmações, deve-se usar uma das três fórmulas de Física mais comuns: a Lei de Ohm.

Destaca-se que não é difícil usar essas fórmulas e que qualquer consumidor, conhecendo as características do seu cigarro eletrônico, pode fazê-lo.

Para que essas leis sejam aplicadas, é só ter três informações específicas: corrente elétrica da bobina, voltagem da bateria e resistência.

A primeira coisa que se tem de descobrir é a potência, ou seja, até onde a bateria do seu cigarro eletrônico pode chegar quando ela é forçada ao máximo.

Trata-se de um cálculo fácil e é só a tensão e a corrente elétrica, multiplicando esses dois dados.

A próxima informação a ser obtida para avaliar a queda de tensão no aparelho vape é a resistência; para tanto, é só dividir a voltagem pela corrente elétrica. Por fim, é preciso chegar ao valor exato da voltagem e isso acontece multiplicando resistência e corrente elétrica.

Leia Mais aqui:

  • O que é uma bobina para vape?
  • Como fazer líquido para cigarro eletrônico?

O que fazer se o cigarro eletrônico tem queda de tensão?

Se ficar comprovado que a correte elétrica não está chegando da forma apropriada às bobinas e ao circuito do aparelho vape, é muito importante não tentar consertar o cigarro eletrônico por conta própria. Isso porque existe o risco de danificar permanentemente o produto.

A opção correta é entrar em contato com o fabricante do aparelho vape e pedir o auxílio de uma assistência técnica autorizada. Com isso, serão verificadas as causas da alteração do circuito elétrico e o seu reparo será feito apropriadamente.

É importante também não continuar usando o cigarro eletrônico caso ele esteja com queda de tensão. Isso porque a cada vez que ele é acionado, não receberá a quantidade ideal de energia elétrica e pode ser danificado.

Desse modo, logo que se descobre a queda de tensão no aparelho vape, é necessário deixá-lo desligado até que ele seja consertado. Outra coisa que vale a pena lembrar é que os primeiros sinais de queda de tensão são notados mesmo sem usar as fórmulas da Lei de Ohm: é só reparar se o funcionamento do cigarro eletrônico está insatisfatório.

Como proteger o aparelho vape da queda de tensão

A utilização correta do aparelho vape, de acordo com as instruções do manual, costuma ser suficiente para evitar uma queda de tensão. Porém, há cuidados extras, como só usar baterias que sejam originais, bem como carregadores.

Quando a bateria do cigarro eletrônico é falsificada ou é carregada com um carregador pirateado, é muito provável que a queda de tensão ocorra em algum momento por causa dos danos ao circuito.

Outro meio de proteger o aparelho vape da queda de tensão é fazer a limpeza correta e frequente do cigarro eletrônico e do seu circuito. Para isso, é necessário retirar a bateria e utilizar um papel toalha com álcool líquido, tendo certeza de que todas as impurezas foram eliminadas.

Cabe frisar que o álcool em gel é contraindicado para a limpeza do circuito do vape. O mesmo se diz de algodão, ainda que se trate dos discos: mesmo os algodões desse tipo podem deixar fiapos que danificarão o sistema elétrico.

O que pode acontecer se a queda de tensão em aparelho vape não for solucionada?

Diversos danos podem acontecer quando o consumidor ignora as quedas de tensão do circuito vape. A primeira delas é o dano permanente no cigarro eletrônico, fazendo com que seja impossível consertá-lo. Em casos menos sérios, pode ser preciso trocar a bateria do aparelho.

Entretanto, o usuário do vape também fica em risco: é possível acontecer uma explosão, por exemplo, o que culminaria em queimaduras nas mãos e no rosto. Sendo assim, o usuário responsável não pode descuidar da queda de tensão.

sim eu quero

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Estamos usando cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com nossa Política de Privacidade
InicialCategoriasConta
Pesquisar