o que e nicotina

Benefícios da nicotina – O que escondem de você?

A nicotina é uma substância química viciante e isso todo mundo está “careca de saber”, mas você sabia que existem benefícios da nicotina?

Milhões de reportagens são veiculadas na mídia a respeito dos malefícios do cigarro eletrônico e são muitas as campanhas para incentivar os vapers a abandonarem os seus dispositivos.

Sabemos que isso um puro besteirol da mídia que só pensa em cliques e por conta do seu envolvimento com indústrias que querem acabar com os vapes, mas isso é um papo para outro artigo.

Contudo, existe uma substância no cigarro eletrônico que traz interessantes benefícios para o corpo: a nicotina.

Muita gente não sabe como ela pode ajudar em muitos aspectos e é isso que a Beetle Juices vai lhe explicar a partir de agora.

O que é nicotina?

o que e nicotina 2

A nicotina faz parte do grupo classificado como psicoativo e tem um nível elevado de toxidade.

Uma dose mediana letal gira em torno de 0,5 a 1,0 mg / kg, corre-se o risco de uma overdose de nicotina, que é geralmente fatal.

Esta dose considerada baixa e letal, faz da nicotina uma substância mais tóxica do que muitos outros compostos que usam os mesmos alcalóides, tais como a cocaína que tem uma dose fatal de magnésio 95,1 pelo quilograma nos ratos.

Muita gente acha que a nicotina é sintética, mas ela é encontrada, na realidade, nas plantas de tabaco; sendo assim, trata-se de um produto natural e orgânico.

Nicotina fórmula

Veja abaixo a fórmula estrutural da nicotina:

formula estrutural da nicotina

Nicotina faz mal? Veja os efeitos da nicotina no cérebro!

nicotina no cerebro

A nicotina é uma substância química alcalóide, ela pertente ao grupo orgânico das aminas. Encontrada nas folhas de tabaco.

A nicotina, assim como os demais alcalóides é tóxica e possui um gosto amargo. Encontrada nas folhas de tabaco, nas quais são usadas para produção de fumo, tendo uma concentração média de 2% a 8%.

A substância é viciante e causa dependência, isso simplesmente acontece por conta de sua agilidade para chegar ao nosso cérebro, levando cerca de 9 segundos para ter contato com o sistema nervoso centralc, ausando aquela sensação de bem-estar.

A substância química, nicotina usada em alta dosagem pode ser fatal, mas em baixa quantidade pode ser benéfica para o organismo e falaremos sobre isso mais na frente.

A nicotina usada de forma indevida pode causar sintomas como:

  • Dor de estômago;
  • Desidratação;
  • Dor de cabeça;
  • Inquietação;
  • Respiração rápida;
  • Elevação da pressão arterial;
  • Excesso de saliva;
  • Perda de apetite;
  • Irritação nos olhos;
  • Tremores.

Leia também: Juice sem Nicotina – Existe? Onde encontrar? É seguro? Tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Benefícios da nicotina

beneficios da nicotina

Mesmo com tantos possíveis benefícios, diversas pessoas ficam em dúvidas sobre a nicotina. Contudo, grandes universidades pelo mundo deixam claro como o corpo humano pode ter seu desempenho melhorado com o consumo certo e saudável dessa substância.

Por isso, é possível declarar que a nicotina funciona de forma positiva e vale a pena divulgar todas as coisas boas que ela pode fazer pelo organismo de quem a consome da forma correta, ou seja, sem o cigarro, podendo ser aproveitada nos vaporizadores eletrônicos.

Diversos especialistas já entram em um consenso de que a nicotina oferece benefícios, desde que haja limite em seu consumo. Os benefícios mais relevantes serão explicados a seguir.

  • Tratamento para TDAH

O TDAH é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e atinge milhões de adultos e de crianças, trazendo problemas sérios para a sua vida social, profissional e afetiva.

Tudo isso porque os portadores do transtorno têm severas dificuldades para se concentrar em tarefas, além de ser bastante difícil para eles ficar parado, em repouso, mesmo por curtos períodos.

De acordo com o que tem sido averiguado, a nicotina pode suavizar os incômodos causados pelo TDAH por causa da ação que ela tem sobre as ligações do cérebro. Destaca-se que o estudo ocorreu em grandes instituições: as universidades de Vermont e de Vanderbilt.

  • Reações mais rápidas

Isso significa que as pessoas que consomem nicotina costumam potencializar o seu QI por causa da maior rapidez do seu raciocínio. Um dos lugares onde os benefícios da nicotina foram estudados é a Universidade de Auckland, em Nova Zelândia.

  • Vantajosa para o emagrecimento

Muita gente acredita que os ex-fumantes engordam porque descontam a sua abstinência na comida, mas pode não ser assim.

Na realidade, o que pode acontecer é uma inibição na termogênese, que é um processo de queima de gordura no organismo. Como essa queima é desacelerada, mas a pessoa continua comendo (e até mais que antes), o peso sobe.

Deve-se esclarecer que isso não significa que as pessoas devem continuar fumando cigarros, pois ele realmente é muito prejudicial à saúde. No entanto, o consumo de nicotina por outros meios é vantajoso.

  • Memória de curto prazo mais eficiente

Muita gente se esquece de coisas que acabaram de fazer ou de ver. Um exemplo de situações assim é não se lembrar de um nome que alguém acabou de dizer.

Quando isso acontece frequentemente, pode significar que a memória de curto prazo está apresentando baixo desempenho, não conseguindo guardar as informações da forma correta.

De acordo com um estudo realizado pela University of Surrey, que fica no Reino Unido, o consumo consciente de nicotina faz com que a memória de curto prazo seja bem mais eficiente.

  • Diminui as chances de Mal de Parkinson e de Alzheimer

Muitos médicos e cientistas se dedicam a analisar como as ligações do cérebro são afetadas com o uso da nicotina e os resultados têm mostrado que a substância favorece muito o desempenho cerebral.

É devido a isso que o Mal de Parkinson e o Alzheimer podem ter o seu desenvolvimento retardado por meio do consumo da nicotina. Afinal, essas doenças são neurológicas.

  • Não piora ansiedade

Durante os experimentos feitos com nicotina, os especialistas esperavam muitos efeitos colaterais, inclusive no campo psíquico. No entanto, houve uma excelente surpresa: as pessoas submetidas a nicotina não tiveram esses efeitos colaterais.

Uma vez que a nicotina modifica as ligações cerebrais, os médicos tinham preocupações a respeito dos pacientes com transtorno de ansiedade, mas não se documentou nenhum aumento de crises nos seus portadores.

  • Melhores resultados para os atletas

Inicialmente, pode parecer bastante contraditório que um atleta seja beneficiado pela nicotina, mas é simples de compreender essa relação.

Em primeiro lugar, a nicotina ajuda a manter o peso por causa da termogênese (aumento do gasto energético) e, claro, estar em forma é importante para ter bons resultados nas práticas esportivas.

Como a substância também melhora o tempo de resposta, os atletas ganham reflexos muito mais eficazes e rápidos.

Leia também: O que é JUUL? Por que ele é tão famoso? Tire todas as suas dúvidas!

Overdose de nicotina não acontece com facilidade

As pessoas que usam a nicotina da forma indicada pelos especialistas não correm o risco de overdose, inclusive porque a quantidade necessária para isso é bem alta: só se corre o risco a partir de 40 mg, como já dito.

Para quem abandonou o cigarro ou está no processo de diminuir o fumo, mas sente falta da nicotina, uma forma segura de consumi-la é com os vaporizadores, mais conhecidos como cigarros eletrônicos.

Por que o Vape é uma fonte segura de nicotina?

fonte segura de nicotina

Os vaporizadores eletrônicos dão aos seus usuários a possibilidade de consumir nicotina em quantidades pequenas e de forma saudável, sem os demais componentes tóxicos do cigarro.

Dessa forma, o organismo dos usuários desfruta dos benefícios da substância, mas não se submetem a possibilidade de overdose de nicotina.

Usando o cigarro eletrônico como fonte de nicotina, você estará totalmente seguro e protegido de qualquer overdose e dos seus sintomas.

Leia também: Juice Vape – um guia completo sobre as essências de cigarro eletrônico.

Conclusão

Independentemente do que você tenha lido por aí, esse conteúdo foi feito com embasamento científico e mostramos o lado bom e o lado ruim da nicotina aqui hoje.

Caso tenha ainda alguma dúvida, deixe abaixo nos comentários e tentaremos responder o mais rápido possível.

Esperamos que você tenha aprendido algo útil aqui hoje, e saiba que você é sempre bem-vindo.

Este foi mais um conteúdo educativo da Beetle Juices e sempre traremos informações úteis para nossos leitores.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Você não pode copiar nada deste site.
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
WhatsApp chat